sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hoje tem: Encontro Nacional de Mulheres da MPB




A flor de lótus esculpida pela artista porto-alegrense Deca Ligabue foi escolhida símbolo de uma união até então inédita no Brasil. Na natureza, o caule dessa flor cresce do lodo até a superfície, em um exercício enigmático de superação até finalmente encontrar o sol. 

De vários lugares do Brasil, cantoras, compositoras e intérpretes fortalecem essa simbologia ao mostrar que o país tem, sim, produção musical de qualidade - e feita exclusivamente pelas mãos de mulheres. Mais de 30 delas fazem parte do 1º Encontro Nacional de Mulheres da MPB, que ocorre de terça-feira (24) até domingo em Pelotas. A iniciativa é do grupo de pesquisadoras da UFPel formado por Janete Flores, Isabel Nogueira e Landa Ciccone.


Quando a cantora e compositora mineira Déa Trancoso manifestou a Janete interesse em lançar seu CD Serendipity em Pelotas (e não conseguiu por falta de apoio), uma rede de contatos começou a se articular. Nomes como Socorro Lira (PB), Alzira Espíndola (MS), Ione Papas (BA) e Lu Lopes (SP) integram a lista das 22 convidadas, que dividem a programação com outras várias artistas locais. 


Segundo Janete, a ideia se tornou tão ampla que foi preciso ocupar mais de um turno e mais de um espaço. As manhãs e tardes são dedicadas a oficinas e palestras que ocorrerão no Campus Centro e no Conservatório de Música da UFPel. À noite, shows no bar Liberdade, no João Gilberto, no Teatro do COP e no Theatro Guarany. Atividades também ocorrerão no Quilombo do Algodão e no Templo das Águas, contemplando também a região colonial de Pelotas.



Fonte Diário Popular

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hoje a noite do Theatro Guarany é de Marco Gottinari

"...o cantor e compositor Marco Gottinari leva ao Theatro Guarany o mais recente CD, Tudo uma canção, que chegou ao mercado no início deste ano. O show integra e, ao mesmo tempo, congrega duas importantes atividades que ocorrem esta semana em Pelotas: o 1º Encontro Nacional de Mulheres da MPB, que começa nesta terça-feira (24), e a programação dos 91 anos do Guarany. O espetáculo está marcado para as 21h.

Tudo uma canção apresenta o trabalho autoral de Gottinari, que despontou no meio artístico há pouco mais de oito anos. Com interpretações seguras e alicerçadas na parceria com excelentes instrumentistas, o músico mostra 13 composições, que surpreendem pela sonoridade.

Ricas em melodias e em arranjos, frutos da parceria com o guitarrista carioca Rodrigo Garcia, também produtor do disco, as canções abordam temas como o amor, a terra, o homem e a natureza, enfim, a vida. Na noite de quinta, o músico apresentará seu novo trabalho ao lado de músicos como Davi Batuca (percussão), Daniel Zanotelli (sax e flauta), Eduardo Varela (teclado), Demian Gottinari (violão)..."

fonte Diário Popular

quarta-feira, 25 de abril de 2012

É HOJE! Maria Gadú as 21h no Theatro Guarany


Maria Gadú lança seu primeiro DVD com sucessos e inéditas Imagine, em apenas um ano, uma cantora ver a música que compôs com dez anos de idade virar hit nacional, lançar seu CD de estreia e receber a certificação de Disco de Platina – venda superior a 100 mil cópias -, fazer mais de 100 shows por todo o país, vencer o Prêmio Multishow 2010 na categoria Melhor Álbum e ainda ser indicada ao Grammy Latino 2010 em duas categorias: Revelação e Melhor Álbum Cantor/Compositor. Não à toa, Maria Gadú tem motivos de sobra para festejar o que aconteceu na sua vida de um ano para cá. Como toda comemoração deve ser, ela fez o que mais gosta: cantou.
E a celebração ganhou um nome, Multishow Ao Vivo Maria Gadú, que é lançado pelo slap (selo de novos artistas da Som Livre) em parceria com o Multishow em três formatos: dois CDs (o Somos, que sai agora com os sucessos e covers, e o Todos que virá em breve com as participações), DVD e kit Premium, este com o conteúdo completo em áudio e vídeo (dois CDs e um DVD) em uma embalagem especial. Com direção de Joana Mazzucchelli, produção musical de Rodrigo Vidal e cenários de Zé Carratu, o CD e DVD trazem a apresentação realizada dia 29 de julho em um Credicard Hall (SP) lotado. Ao lado de seus companheiros de banda, Cesinha (bateria), Doga (percussão), Maycon (teclados), Gastão Villeroy (baixo) e Fernando Caneca (guitarra), Maria Gadú apresentou o show que levou Brasil afora durante um ano, com novidades que enriqueceram ainda mais o espetáculo: um quarteto de cordas, participações especiais e novo cenário. Na primeira das três partes do DVD, a abertura com -Encontro-, de sua autoria, mostra o grande feito de Maria, que usou como armas apenas sua voz, simplicidade e simpatia. Com a platéia uníssona acompanhando-a, interpretou seu repertório autoral, como -Bela Flor- e seu primeiro sucesso -Shimbalaiê-, presente na trilha da novela Viver a Vida e composta por ela em Ilha Grande aos 10 anos de idade.

Maria Gadú em Pelotas
Local: Theatro Guarany
Data: 25 de abril – 21h
Preço: em breve
Venda: em breve
Classificação: 14 anos

Fonte e-cult