terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

I Festival Internacional SESC de Música


"Foi na década de 1950 que tiveram início, na cidade fluminense de Teresópolis, os Cursos Internacionais de Férias Pró-Arte, tendo como diretor artístico Hans-Joachim Koellreutter – incansável educador que contribuiu de maneira decisiva para o desenvolvimento de nosso meio musical no último século. Villa-Lobos chegou a ser professor do curso. A fértil iniciativa desdobrou-se em escolas livres e, mais tarde, em seminários de música.
Liderado por Koellreutter, o grupo de músicos e professores que tocou a iniciativa buscava renovar e modernizar o ensino musical que por aqui se praticava. O fato é que o Curso Internacional de Férias de Teresópolis marcou uma geração de músicos e serviu de inspiração para empreitadas que surgiram mais tarde, entre as quais se destacam o
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o FEMURS – Festival de Música de Santa Catarina, a Oficina de Música de Curitiba e o Festival de Juiz de Fora (MG).
O Rio Grande do Sul tem ficado a margem deste circuito nacional de festivais, com boas iniciativas que não tiveram continuidade, prejudicando o desenvolvimento da música de concerto e instrumental em nosso Estado.
O Festival Internacional de Música de Pelotas – SESC RS, que será realizado no período de 06 à 19 de fevereiro de 2011, é uma iniciativa para contribuir com o desenvolvimento cultural, econômico e turístico do Estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente a metade sul do Estado.
Dezenas de alunos e músicos profissionais, entre eles artistas de gabarito internacional, se deslocarão para Pelotas para viverem uma imersão musical. O Festival oferecerá a possibilidade de 350 jovens bolsistas travarem contato com professores que podem levar a convites para estudos em uma das grandes academias do Brasil e exterior.
Paralelamente, o evento promoverá a difusão da música de concerto e instrumental em concertos e espetáculos de altíssimo nível por toda a cidade de Pelotas, resgatando uma tradição musical da região que é visível através de sua história e de patrimônios culturais como o Teatro Guarany e o Teatro Sete de Abril.
O Festival proporcionará o contato dos alunos bolsistas e do público com renomados profissionais de música concerto e instrumental do Brasil e do mundo, por meio de cursos de instrumentos, recitais, palestras e concertos. Estarão presente profissioanis de 07 (sete) países, entre eles nomes de reconhecida carreira internacional.
A programação artística contará com 33 espetáculos em 14 dias, divididos em recitais, música de câmara, concertos e shows de música instrumental, além de mais de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas pelos professores.
É na área social que o festival pretende se destacar com a realização de apresentações em escolas e entidades sociais, envolvendo a comunidade com a música que estará presente nas duas semanas, propiciando à comunidade contato com estudantes e professores de várias partes do mundo.
O Festival pretende ser um marco de qualidade artístico-musical reconhecido em todo o Mercosul e, além de lançar diversos jovens talentos no mercado profissional, objetiva apresentar a histórica riqueza cultural de Pelotas e região para todo o Brasil e inserir-se no cenário internacional dos grandes festivais. A estratégia é tornar o festival um evento anual e de grande relevância na cultura do Estado do Rio Grande, seja na apresentação de concertos e espetáculos do mais alto nível artístico e de classes instrumentais com grandes mestres da música, como em seu envolvimento social por meio de atividades que integram seus músicos.
Com equilíbrio entre qualidade, gestão, diversidade, educação e inclusão social, o Festival Internacional de Música de Pelotas – SESC RS pretende se destacar não somente como um dos mais importantes festivais de música do Mercosul, mas também como um evento de grande amplitude cultural e social, contribuindo para a solidificação das ações culturais do SESC RS em nosso Estado.

Evandro Matté
Diretor Artístico"

Para mais informações acesse o site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário